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Originária da MP 897/2019, conhecida como MP do Agro, a Lei nº 13.986/2020, no campo estreito deste artigo, recebe a mesma adjetivação. Não obstante a Lei do Agro – Lei nº 13.986/2020 – se apresente com muitos e variados artigos, neste momento o foco de atenção volta-se exclusivamente ao seu Art. 51, que, conforme se observa, tem como proposta principal provocar alterações profundas e significativas na Lei nº 5.709/71, diploma legal que regulamenta a aquisição de imóvel rural por estrangeiro no País.

Os que aplaudem o dispositivo o fazem dentro da premissa de que o capital externo virá para o País para financiar o agronegócio, uma vez que abre a possibilidade da empresa estrangeira, ou da empresa nacional de capital majoritariamente estrangeiro, se tornar proprietária de imóvel rural caso tenha que recebê-lo em pagamento.

Todavia, conforme adiante será observado, é preciso cuidado para embarcar em assertiva desta natureza.

Restrições legais à aquisição de imóvel rural por estrangeiro

Da leitura da Lei nº 5.709/71, fica evidente que o legislador foi bastante cauteloso no processo de estabelecer condições e restrições ao direito do estrangeiro na aquisição de imóvel rural no País, permitindo-lhe menos do que permite ao nacional o que, aliás, não poderia ser diferente.

Sem restringir de forma absoluta, o que a Lei nº 5.709/71 faz é limitar o direito do estrangeiro, o que acontece não por interesse direto do legislador infraconstitucional, mas por imposição oriunda do legislador constitucional.

A limitação do direito do estrangeiro de adquirir imóvel rural no Brasil dentro do referido diploma legal especial pode ser vista, dentre outras, na parte em estabelece um teto na quantidade de área a ser adquirida.

Tal é o caso, por exemplo, do estabelecido no seu Art. 12, onde a Lei limita a um quarto ou a 25% da área do município o direito na aquisição pelo estrangeiro e, ainda, no seu parágrafo primeiro, impõe uma limitação por nacionalidade. Neste último caso, pessoas da mesma nacionalidade podem adquirir, no máximo, 40% (quarenta por cento) do limite fixado no artigo.

As referidas limitações, a saber, de um lado o teto máximo aos estrangeiros e de outro teto o máximo levando em conta a nacionalidade, devem ser obedecidas pelo estrangeiro residente no País e pela pessoa jurídica estrangeira autorizada a funcionar no Brasil. De outra parte, consoante sobressai do seu parágrafo único, iguais limitações também deverão ser observadas pela pessoa jurídica brasileira da qual participem, a qualquer título, pessoas estrangeiras físicas ou jurídicas que tenham a maioria do seu capital social e residam ou tenham sede no Exterior.

Além de regulamentar questões atinentes à aquisição de imóvel rural por estrangeiro no País, o que é certo é que Lei nº 5.709/71 também limita o exercício deste direito, sendo afirmar que, tanto na regulamentação, quanto na limitação, o diploma legal em tudo se submete a preceito de ordem superior, a saber, a Constituição Federal.

Mudanças oriundas da Lei do Agro

Entrementes, com a entrada em vigor da Lei do Agro – Lei nº 13.986/2020 – as limitações presentes na Lei nº 5.709/71 foram clara e objetivamente afastadas, de modo que, a partir da propositura do seu Art. 51, o estrangeiro não mais se sujeita a qualquer limitação em termos de área de imóvel rural a ser adquirido no País.

Desde então, e se a alteração proposta se revestir de juridicidade, o direito do estrangeiro, no caso, é ilimitado, tal qual o é o do brasileiro.

Com efeito, seu Art. 51 acrescentou, ao Art. 1º da Lei nº 5.709/71, o parágrafo segundo, em face do qual as restrições nela estabelecidas, leia-se, limitações, não se aplicam, dentre outros, às hipóteses de constituição de garantia real, inclusive a transmissão da propriedade fiduciária em favor de pessoa jurídica, nacional ou estrangeira e aos casos de recebimento de imóvel em liquidação de transação com pessoa jurídica, nacional ou estrangeira, ou pessoa jurídica nacional da qual participem, a qualquer título, pessoas estrangeiras físicas ou jurídicas que tenham a maioria do seu capital social e que residam ou tenham sede no exterior, por meio de garantia real, de dação em pagamento ou de qualquer outra forma.

Pelo inciso III do mencionado parágrafo segundo, que agora passa a fazer parte da Lei nº 5.709/71, por exemplo, a pessoa jurídica, nacional ou estrangeira, ou pessoa jurídica nacional da qual participem, a qualquer título, pessoas estrangeiras físicas ou jurídicas que tenham a maioria do seu capital social e que residam ou tenham sede no exterior, qualquer dela poderá receber imóvel rural para liquidação de transação sem se submeter às limitações da Lei nº 5.709/71.

Portanto, a Lei do Agro – Lei nº 13.986/2020, por seu Art. 51, tira toda e qualquer limitação, notadamente em termos de extensão de área rural, para o estrangeiro adquirir terra rural no País.

Inconstitucionalidade do art. 51 da Lei do Agro

Mas é preciso indagar: quando a Lei do Agro retirou as limitações da Lei nº 5.709/71 para o estrangeiro adquirir imóvel rural no País, sua proposta se revestiu de constitucionalidade?

Salvo melhor juízo, é possível sustentar a inconstitucionalidade do art. 51 da Lei nº 13.986/2020, em face do contido no Art. 190 da Constituição Federal.

Com efeito, dispõe a Carta Magna no dispositivo citado que a “lei regulamentará e limitará a aquisição ou o arrendamento de propriedade rural por pessoa física ou jurídica estrangeira”.

A Lei, portanto, para estar de acordo com a Constituição deve, não só regulamentar, como também limitar o direito do estrangeiro no tocante a aquisição e ao arrendamento de propriedade rural por pessoa física ou jurídica estrangeira.

Quando, portanto, a Lei do Agro retirou as limitações pré-estabelecidas pela Lei nº 5.709/71, dando ao estrangeiro direito ilimitado de adquirir propriedade rural no País, é claro que sua disciplina se revestiu de incontrariável inconstitucionalidade, já que não poderia alterar uma Lei que estava conforme a Constituição, ou seja, limitando o direito do estrangeiro, para deixa-la em desconformidade da Constituição, ou seja, sem limitar o direito do estrangeiro.

Sendo assim, visto que a Lei nº 5.709/71 cumpre o preceituado pelo Art. 190 da Constituição ao regulamentar e limitar o direito do estrangeiro e a Lei nº 13.986/2020, no seu art. 51, descumpre o Art. 190 da Constituição, suspendendo toda e qualquer limitação, esta não poderá mudar aquela para torná-la contrária à ordem constitucional.

Se a Constituição diz que a lei deve limitar, nenhum diploma legal poderá agir de modo contrário.

Deste modo, por suspender toda e qualquer limitação que a Lei nº 5709/71 impõe ao estrangeiro na aquisição de propriedade rural no País, o art. 51 da Lei do Agro se apresenta prenhe de inconstitucionalidade.

Por Lutero de Paiva Pereira

Fonte: Direito Rural

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Terras para Estrangeiro e a Inconstitucionalidade da Lei do Agro

Originária da MP 897/2019, conhecida como MP do Agro, a Lei nº 13.986/2020, no campo estreito deste artigo, recebe a mesma adjetivação. Não obstante a Lei do Agro – Lei nº 13.986/2020 – se apresente com muitos e variados artigos, neste momento o foco de atenção volta-se exclusivamente ao seu Art. 51, que, conforme se observa, tem como proposta principal provocar alterações profundas e significativas na Lei nº 5.709/71, diploma legal que regulamenta a aquisição de imóvel rural por estrangeiro no País.

Os que aplaudem o dispositivo o fazem dentro da premissa de que o capital externo virá para o País para financiar o agronegócio, uma vez que abre a possibilidade da empresa estrangeira, ou da empresa nacional de capital majoritariamente estrangeiro, se tornar proprietária de imóvel rural caso tenha que recebê-lo em pagamento.

Todavia, conforme adiante será observado, é preciso cuidado para embarcar em assertiva desta natureza.

Restrições legais à aquisição de imóvel rural por estrangeiro

Da leitura da Lei nº 5.709/71, fica evidente que o legislador foi bastante cauteloso no processo de estabelecer condições e restrições ao direito do estrangeiro na aquisição de imóvel rural no País, permitindo-lhe menos do que permite ao nacional o que, aliás, não poderia ser diferente.

Sem restringir de forma absoluta, o que a Lei nº 5.709/71 faz é limitar o direito do estrangeiro, o que acontece não por interesse direto do legislador infraconstitucional, mas por imposição oriunda do legislador constitucional.

A limitação do direito do estrangeiro de adquirir imóvel rural no Brasil dentro do referido diploma legal especial pode ser vista, dentre outras, na parte em estabelece um teto na quantidade de área a ser adquirida.

Tal é o caso, por exemplo, do estabelecido no seu Art. 12, onde a Lei limita a um quarto ou a 25% da área do município o direito na aquisição pelo estrangeiro e, ainda, no seu parágrafo primeiro, impõe uma limitação por nacionalidade. Neste último caso, pessoas da mesma nacionalidade podem adquirir, no máximo, 40% (quarenta por cento) do limite fixado no artigo.

As referidas limitações, a saber, de um lado o teto máximo aos estrangeiros e de outro teto o máximo levando em conta a nacionalidade, devem ser obedecidas pelo estrangeiro residente no País e pela pessoa jurídica estrangeira autorizada a funcionar no Brasil. De outra parte, consoante sobressai do seu parágrafo único, iguais limitações também deverão ser observadas pela pessoa jurídica brasileira da qual participem, a qualquer título, pessoas estrangeiras físicas ou jurídicas que tenham a maioria do seu capital social e residam ou tenham sede no Exterior.

Além de regulamentar questões atinentes à aquisição de imóvel rural por estrangeiro no País, o que é certo é que Lei nº 5.709/71 também limita o exercício deste direito, sendo afirmar que, tanto na regulamentação, quanto na limitação, o diploma legal em tudo se submete a preceito de ordem superior, a saber, a Constituição Federal.

Mudanças oriundas da Lei do Agro

Entrementes, com a entrada em vigor da Lei do Agro – Lei nº 13.986/2020 – as limitações presentes na Lei nº 5.709/71 foram clara e objetivamente afastadas, de modo que, a partir da propositura do seu Art. 51, o estrangeiro não mais se sujeita a qualquer limitação em termos de área de imóvel rural a ser adquirido no País.

Desde então, e se a alteração proposta se revestir de juridicidade, o direito do estrangeiro, no caso, é ilimitado, tal qual o é o do brasileiro.

Com efeito, seu Art. 51 acrescentou, ao Art. 1º da Lei nº 5.709/71, o parágrafo segundo, em face do qual as restrições nela estabelecidas, leia-se, limitações, não se aplicam, dentre outros, às hipóteses de constituição de garantia real, inclusive a transmissão da propriedade fiduciária em favor de pessoa jurídica, nacional ou estrangeira e aos casos de recebimento de imóvel em liquidação de transação com pessoa jurídica, nacional ou estrangeira, ou pessoa jurídica nacional da qual participem, a qualquer título, pessoas estrangeiras físicas ou jurídicas que tenham a maioria do seu capital social e que residam ou tenham sede no exterior, por meio de garantia real, de dação em pagamento ou de qualquer outra forma.

Pelo inciso III do mencionado parágrafo segundo, que agora passa a fazer parte da Lei nº 5.709/71, por exemplo, a pessoa jurídica, nacional ou estrangeira, ou pessoa jurídica nacional da qual participem, a qualquer título, pessoas estrangeiras físicas ou jurídicas que tenham a maioria do seu capital social e que residam ou tenham sede no exterior, qualquer dela poderá receber imóvel rural para liquidação de transação sem se submeter às limitações da Lei nº 5.709/71.

Portanto, a Lei do Agro – Lei nº 13.986/2020, por seu Art. 51, tira toda e qualquer limitação, notadamente em termos de extensão de área rural, para o estrangeiro adquirir terra rural no País.

Inconstitucionalidade do art. 51 da Lei do Agro

Mas é preciso indagar: quando a Lei do Agro retirou as limitações da Lei nº 5.709/71 para o estrangeiro adquirir imóvel rural no País, sua proposta se revestiu de constitucionalidade?

Salvo melhor juízo, é possível sustentar a inconstitucionalidade do art. 51 da Lei nº 13.986/2020, em face do contido no Art. 190 da Constituição Federal.

Com efeito, dispõe a Carta Magna no dispositivo citado que a “lei regulamentará e limitará a aquisição ou o arrendamento de propriedade rural por pessoa física ou jurídica estrangeira”.

A Lei, portanto, para estar de acordo com a Constituição deve, não só regulamentar, como também limitar o direito do estrangeiro no tocante a aquisição e ao arrendamento de propriedade rural por pessoa física ou jurídica estrangeira.

Quando, portanto, a Lei do Agro retirou as limitações pré-estabelecidas pela Lei nº 5.709/71, dando ao estrangeiro direito ilimitado de adquirir propriedade rural no País, é claro que sua disciplina se revestiu de incontrariável inconstitucionalidade, já que não poderia alterar uma Lei que estava conforme a Constituição, ou seja, limitando o direito do estrangeiro, para deixa-la em desconformidade da Constituição, ou seja, sem limitar o direito do estrangeiro.

Sendo assim, visto que a Lei nº 5.709/71 cumpre o preceituado pelo Art. 190 da Constituição ao regulamentar e limitar o direito do estrangeiro e a Lei nº 13.986/2020, no seu art. 51, descumpre o Art. 190 da Constituição, suspendendo toda e qualquer limitação, esta não poderá mudar aquela para torná-la contrária à ordem constitucional.

Se a Constituição diz que a lei deve limitar, nenhum diploma legal poderá agir de modo contrário.

Deste modo, por suspender toda e qualquer limitação que a Lei nº 5709/71 impõe ao estrangeiro na aquisição de propriedade rural no País, o art. 51 da Lei do Agro se apresenta prenhe de inconstitucionalidade.

Por Lutero de Paiva Pereira

Fonte: Direito Rural

A Foraster Agrointeligência possui entre os seus pilares a Consultoria e Assessoria Jurídica para solução dos problemas do Produtor Rural e Empresários do Agronegócio. Confira em Foraster.com.br